Notícias

Noticia
Frosty é destaque em revista

A Frosty foi um dos destaques da 4ª edição (Março/2009) da revista Nossa Ceará em uma matéria sobre Empreendedorismo. Confira abaixo a matéria completa.

DERRETENDO A CONCORRÊNCIA

Inaugurada em 1990 pelo empresário Afonso Tabosa e adquirida, em março de 2006, por Edgard Segantini Júnior, a Sorvetes Frosty tem uma trajetória de muito trabalho e crescimento. Há quase vinte anos no mercado de sorvetes a Frosty já revitalizou a logomarca, mudou posicionamento, está na terceira geração de embalagens, para se adequar cada dia com mais rigor às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa - e já reestruturou sua área comercial e de marketing. Tudo isso com o intuito de se tornar mais conhecida no mercado cearense.

A Frosty cresceu mais que a média das empresas nos últimos dois anos em faturamento e em expansão do parque fabril. De 2006 para 2007 cresceu 85% e de 2007 para 2008, 55%. Fortaleza é uma cidade propícia ao consumo de sorvetes em virtude do clima, a temperatura é estável e não existe inverno rigoroso, em compensação, o fator negativo é a baixa renda per capita da população.

Mesmo com esse agravante, houve um pequeno aumento do poder aquisitivo, nos últimos sete anos, melhorando o consumo do produto no Ceará. agravante, houve um pequeno aumento do poder aquisitivo, nos últimos sete anos, melhorando Em 2005, a média nacional era de 3 litros/ano, em 2008 passou para 4,7 litros ano, mas, segundo o proprietário da empresa, Júnior, o mercado ainda tem muito para crescer, pelas condições propícias, suporta até 25 litros/ano por pessoa. Segundo dados do site da Associação Brasileira de Indústrias de Sorvete – ABIS – o Brasil é o 10º país do mundo em produção de sorvetes.

A Frosty é uma empresa que persegue a excelência, tanto no processo produtivo quanto na qualidade de seus produtos. Em 2009 a meta é dar continuidade ao processo de melhoria constante que começa na estrutura física, passa pela contratação e capacitação de recursos humanos, pela matéria-prima e maquinários. Até 2006, a empresa não possuía carros refrigerados, hoje tem 10. Além disso, a expansão do negócio já é uma realidade, já está no interior (Itapipoca, Sobral, Canindé, Guaramiranga e Quixadá) e em Teresina.

Um diferencial da Frosty é o mix variado de produtos básicos e a maneira agressiva de expor seu leque de variedades. Outro ponto positivo é o treinamento do pessoal, a rapidez no serviço e o compromisso com o cliente. Até 2010 almeja ser líder no mercado de sorvetes em Fortaleza, sempre priorizando qualidade, modernidade e de olho na expectativa do consumidor. Com cerca de 80 colaboradores, 200 carrinhos, 1.300 pontos de vendas, em supermercados, bancas de revistas, farmácias, locadoras, padarias, restaurantes, lanchonetes e postos de combustíveis, a marca tem itens que variam entre R$ 0,80 e R$ 8,50, ou seja, cabem no bolso de qualquer cliente.

A modernidade do parque fabril já alcança 90% de automação. O contato manual na fabricação da linha picolés, por exemplo, é de apenas 10%, já na fabricação da linha dos cones é zero. A meta com relação a certificações é ousada: conquistar o selo ABIS, já que

nenhuma empresa no Ceará possui, mas o projeto envolve alto investimento, assim, a previsão é 2010. A empresa Frosty também foi agraciada com o troféu Contribuintes 2008 pela saúde fiscal e pontualidade no pagamento dos impostos. Na visão empreendedora do dono, a empresa está em ascensão contínua devido a uma soma de fatores: gestão de produtos, serviços, qualidade, capital humano e definição de áreas administrativa e financeira. Desde 2006, participa do prêmio oferecido pelo Serviço Social da Indústria – SESI – que tem por objetivo reconhecer, publicamente, as empresas que valorizam o clima organizacional – Prêmio SESI Qualidade no Trabalho, PSQT. Em 2007 alcançou um resultado pelo menos 50% melhor que o ano anterior. A Frosty acredita que o respeito aos colaboradores influencia diretamente na produtividade. A qualidade nos produtos é exaustivamente perseguida, recentemente foi contratada uma engenheira de alimentos, que fica na empresa tempo integral acompanhando todo o processo de perto, fazendo valer as boas práticas exigidas na área de alimentos. O objetivo é ser referência nacional no setor de sorvetes, isso em consonância com a gestão de pessoal, tão valorizada no cenário atual.

A crise mundial afeta o setor porque atinge consumidores de uma maneira geral, mesmo que o setor alimentício seja o menos afetado, mas o consumidor da marca Frosty, geralmente público das classes C e D, não deixou de consumir por causa disso. A empresa mantêm a competitividade e mesmo que a cadeia de frios tenha alto custo consegue crescer sem grandes sobressaltos. Crianças, jovens e principalmente donas de casa são decisivos na hora da escolha da marca, que já provou sua qualidade em quase vinte anos de existência

Trabalhe Conosco
Fábrica | Av. Crisanto Arruda, 111 - Passaré
Administrativo | 85 3878.7200 | Av. Parque Sul, 2600 - Distrito Industrial I - Maracanaú
Frosty Mix | 85 3082.4847 | Av. Ministro Albuquerque, 841 - 1 Etapa Conjunto Ceará

ALÔ FROSTY
3878.7200

!